01/04/2014

5 dicas para escolher o salto alto ideal de acordo com as pernas

Queridinho e indispensável no guarda-roupa feminino, o salto alto possui uma variedade de cores, tamanhos e modelos diferentes para todas as mulheres. Mas sabia que existem formatos que caem melhor em você de acordo com grossura e tamanho das suas pernas? 

Confira agora em qual modelo você se encaixa e não erre mais na escolha!
 
Para pernas compridas, saltos de até 8 cm
6 dicas para combinar o salto alto com a grossura e tamanho das pernas - 1 (© Fotos: AgNews)

Segundo a estilista Renata Aragão de sapatos e acessórios, mulheres de pernas compridas ficam melhor com saltos entre 7,5 e 8 centímetros (cm). “Isso para não ficarem com pernas muito mais longas. Elas podem abusar dos saltos com bicos arredondados, mas devem evitar os de bico fino, pois alongam a silhueta”, ensina.  

Para pernas curtas, salto anabela e calçado tom da pele 
6 dicas para combinar o salto alto com a grossura e tamanho das pernas - 1 (© Fotos: AgNews)

As mulheres de pernas curtas podem abusar dos saltos com bico fino e marcados, como o meia pata - plataforma apenas na frente do salto - e o scarpin. “Todos eles vão ajudar a alongar, desde que o sapato não se destaque demais. Para elas, o ideal é salto entre 10 e 12 cm, mais altos do que isso vão compor um visual desproporcional”.  


O salto anabela é outra opção para alongar.“Independente do tamanho e grossura, esse modelo não promove a sensação de desproporção devido ao visual estilo bloco”.

Para pernas grossas, peep toe e sapato estilo boneca 
6 dicas para combinar o salto alto com a grossura e tamanho das pernas - 1 (© Fotos: AgNews)

Segundo a estilista, o modelo peep toe (modelo que mostra só a pontinha dos pés) é ideal para mulheres de pernas grossas. Scarpins e sapatos boneca também são indicados. “Quanto mais aparecer o peito do pé, melhor, afinal disfarça a desproporção do corpo e que poderia ser ocasionada por outros tipos de sapatos, ainda mais os de bico fino”.  

Os sapatos em tons pastéis também são aliados das mulheres de pernas grossas. “Os tons neutros ajudam a tirar o foco do local em questão. Porém, o modelo do sapato escolhido ajuda ainda mais do que os tons”. Outra dica para essas mulheres é usar a meia-calça da mesma cor do sapato. “Mesmo que sejam tons escuros, oferecem a sensação de longitude (alongam e afinam)”.  

E se os tornozelos são grossos, elas devem evitar sandálias de tiras nessa região, gladiadoras que vão até o joelho, sandálias muito fechadas e botinhas ankle - cano baixo, “pois destacam a grossura do tornozelo e achatam a silhueta, dando a impressão de pernas menores e mais grossas”. 

Outro modelo a evitar são as botas com salto. “Não são recomendadas para as mulheres de pernas muito grossas ou com a batata da perna grossa, pois podem ficar muito justas e marcar a perna quando o objetivo é disfarçar. E as de cano curto vão engrossar ainda mais as pernas. O estilo montaria é perfeito para elas', recomenda.

Para pernas gordinhas, salto cone e peito do pé à mostra  
6 dicas para combinar o salto alto com a grossura e tamanho das pernas - 1 (© Fotos: AgNews)

Para quem está acima do peso, a altura do salto não é um quesito influenciador, segundo Renata Negrão. Mas usar modelos que evidenciem o peito dos pés alonga e disfarça a desproporção do corpo, caso esse seja o desejo da mulher.  

“Se a balança está acima do esperado e as pernas com muito volume, explore os saltos cone - que começam largos e ficam mais finos -, bloco - quadrado - e de modelos que deixem essa parte dos pés à mostra. 'Fuja' do salto agulha e fique atenta às sandálias com tiras, pois os recortes no sapato podem marcar as ‘gordurinhas’. Explore as que têm as tiras grossas, além de scarpin e boneca”, ensina.

Para pernas finas, salto fino e amarrações  
6 dicas para combinar o salto alto com a grossura e tamanho das pernas - 1 (© Fotos: AgNews) 
 
Para quem tem pernas finas e, principalmente, os tornozelos, “se jogue nas ankle boots, anabelas e plataformas. Quanto mais fino o salto, mais harmonia sentirá. E, quanto mais tiras, amarrações e detalhes na região do tornozelo e sapatos bem trabalhados no peito do pé, mais volume às pernas. As botinhas ankle, principalmente as que cobrem o tornozelo e batata da perna são ideias', ressalta a estilista. “Fique atenta: evite saltos muito grossos e pesados, pois oferecem a sensação de desproporção ao visual”.

3 comentários:

  1. aaaah' eu não gostei dos meus sapatos hahah' ^^
    Beijocas
    http://carolinalbackes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nosa nunca tinha visto uma matéria dessas! adorei :D foi super útil! :)


    Seu blog é uma graça, já estou seguindo o blog ok?! (Nome de seguidora: Tamih.)
    Se quiser passar no meu depois e retribuir ou fazer uma visita será um prazer <3, tem um sorteio literário rolando por lá também, aproveita e participa (:

    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar sobre isso, é bem interessante.

    Beijos! Estou seguindo aqui :) .

    http://ninitasousadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir