29/12/2013

Alimentos amigos da pele

A alimentação é muito importante para ter uma pele lisinha e livre de imperfeições. Quando alguns alimentos são consumidos com frequência, possuem o poder de prevenir as temidas rugas e deixar a pele mais macia. Conheça quais são esses alimentos e consuma diariamente!

Sementes de gergelim (Proteção Solar)
A gente sabe que é uma batalha perdida ameaçar as mulheres com as penas do inferno a cada verão (manchas, envelhecimento precoce, rugas), mas não desistimos. Se você faz parte daquele contingente que não consegue meeeesmo evitar uma tostadinha básica, tente compensar o estrago com sementes de gergelim. O departamento de alimentação e nutrição da Sugiyama Jogakuen University, no Japão, mostrou que a sesamina, componente do gergelim, neutraliza o stress oxidativo causado pela radiação solar. Recomendação: 1 colher (sobremesa) de sementes trituradas ou 10 ml de óleo por dia.

Tomate, melancia, beterraba, pimentão vermelho (Proteção Solar)
O bom de encanar com o sol é que a gente aprende dicas para sobreviver ao verão sem destruir totalmente a pele. Anote aí e pode colocar o assunto na sua rodinha da areia: o licopeno não é bom só para prevenir câncer de próstata. Esse carotenóide importante, que está presente nos alimentos vermelhos, também dá fotoproteção. Estudos realizados na Alemanha e nos Estados Unidos, por cientistas como Schmidt-Faber e Tronnier, mostram que os carotenóides podem ser usados como tratamento para o envelhecimento causado pelo sol.
Recomendação: ½ xíc. de molho de tomate (a biodisponibilidade do licopeno aumenta quando cozido e com um pouco de gordura ou de 5 a 10 tomates por semana), 1 fatia média de 200 g de melancia (ou 1 copo de 500 ml de suco), ½ beterraba ou 1 pimentão.

Chá verde (Menos Rugas)
Defensora do cafezinho nacional para espantar o sono, o tédio e outras chatices da vida? Ok! Ninguém está dizendo para você aposentar essa delícia. Mas vale dar chance ao chá verde, que é campeão de estudos em todos os continentes. Ele não deixa sua pele virar geléia porque é rico em polifenóis que protegem contra a perda do colágeno. Pesquisas feitas na Universidade de Kyoto, no Japão, e pela Universidade do Alabama, nos EUA, asseguram que é verdade. Outro estudo, da Academia Inglesa de Dermatologia, afirma que a epigalocatequina galato, presente no chá verde, inibe a formação de inflamação causada pela exposição aos raios UVB.
Recomendação: de 4 a 6 xíc. por dia.

Sardinha, espinafre, brócolis, feijão azuki, pistache (Menos Rugas)
São ricos na coenzima Q10, que tem alto poder antioxidante. Apoiada por um estudo publicado no International Journal for Vitamin and Nutrition Research, a nutricionista Bárbara Sanches, da VP Consultoria Nutricional, diz que ela retarda o envelhecimento e suaviza as rugas.
Recomendação: até 100 mg de Q10 por dia (4 sardinhas, 80 g de espinafre, 60 g de brócolis, 150 g de feijão azuki ou 50 g de pistache).

Espinafre, rúcula, escarola, mariscos, nozes (Maciez)
O magnésio é um dos principais compostos desse quinteto. Seus benefícios foram publicados no International Journal of Cosmetic Science. "A deficiência dificulta a absorção de água pela célula e prejudica a hidratação", explica Valéria Paschoal. Se você vive se arrastando, invista também no mineral, que é envolvido na produção de energia — deve ser o segredo do espinafre que Popeye devora.
Recomendação: entre 200 e 400 mg por dia (1 prato raso de espinafre, rúcula e escarola, 5 mariscos ou 5 nozes).

Aveia, salsinha e chá de cavalinha (Maciez)
Eles terão em sua pele o efeito de um creme carésimo. A palavra mágica é silício, que ajuda na manutenção dos fibroblastos na derme e reorganiza a matriz celular, de acordo com estudos da Academia Americana de Dermatologia.
Recomendação: 1 colher (sopa) de aveia, 10 g de salsinha ou 2 xíc. de chá de cavalinha por dia.

Maçã, cacau, uva, laranja, tangerina (Viço)
Anote esta palavra: flavonóides. Eles dão cor às frutas e aos vegetais e já existem mais de 4 mil tipos descritos. Alguns são antioxidantes ainda mais poderosos que as vitaminas C e E e seus poderes estão descritos em artigo do Journal of Nutrition. Uma de suas funções é eliminar as toxinas do organismo. Aí, basta somar dois mais dois: ao eliminar as toxinas, você melhora a circulação e mais nutrientes chegam às células para ter uma pele de veludo. Outro estudo da Sociedade Americana de Nutrição mostrou que os flavonóides presentes no cacau contribuem para hidratar a pele e aumentar a fotoproteção. Não adianta fazer careta, porque o chocolate amargo, além de amigo do coração, é um aliado poderoso contra as rugas e o envelhecimento.
Recomendação: 1 colher (sobremesa) de cacau em pó ou 30 g de chocolate amargo por dia.

Abacate, cereais integrais, gérmen de trigo (Viço)
O nome é de matar, mas o ácido pantotênico, presente nesse trio, pode ser o maior aliado na hora de exibir aquele look de estrela. A revista European Surgical Research alardeia as vantagens de uma suplementação, enquanto Valéria Paschoal acrescenta que "ele modula o brilho da pele sem aumentar a oleosidade". Também é ótimo no tratamento da acne. "Ele regula a utilização dos ácidos graxos pelo organismo e a atividade das glândulas sebáceas", diz a nutricionista Eliane Tagliari, de Curitiba.
Recomendação: 30 mg (½ abacate, 1 xíc. de granola ou 1 colher [sobremesa] de gérmen de trigo) por dia.

Romã (Menos Manchas)
Quem já passou o ano com sementes de romã na carteira "para dar sorte" tem um motivo para comer a fruta sempre. "Rica em ácido elágico, potente antioxidante que vem sendo usado pela indústria cosmética como ativo antipoluição, tem um possível efeito clareador", diz Adriana Leite. Mais: ele reduz a ação deletéria dos raios UVB, segundo estudo do Journal of Nutrition Science Vitaminology.
Recomendação: ainda não há uma dose estabelecida pelos estudos. Pode ser usada em sucos e chás e tem poucas calorias.

Orégano e sálvia (Menos Manchas)
São ricos em genisteína, que aumenta a atividade das enzimas antioxidantes na pele. "Funcionam como filtros solares orais porque preparam a pele para o verão, deixando-a mais resistente aos efeitos dos raios UV", diz a nutricionista Eliane Tagliari. Serve como aliado, mas não dá para abrir mão do filtro, ok? Recomendação: 1 colher (chá) de cada um adicionada a pratos quentes ou saladas por dia.

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