27/08/2013

Ikat e paisley: conheça as estampas que vão bombar na primavera

Querida leitora, você já conhece o ikat? E o paisley? Essas duas estampas estão entre as tendências mais fortes da primavera e têm tudo para encher o seu guarda-roupa de personalidade nesta temporada. Saiba mais sobre elas e comece já a se inspirar!

IKAT


O QUE É 
Estampa étnica com desenhos coloridos que dão efeito borrado e manchado ao tecido 

DE ONDE VEM? 
Com origem no século 19, o ikat, que significa “amarrar” no idioma indonésio, é um processo artesanal de tingimento dos fios parecido com o tie-dye, mas aplicado antes de o tecido ficar pronto. Assim, quando colocada no tear, a trama forma desenhos coloridos que lembram flores ou geometrias em um efeito borrado. Além de ser utilizada na Ásia Central, essa técnica de tingimento é aplicada atualmente nas Américas, no Japão, na Índia e no Oriente Médio. 

É TENDÊNCIA! 
O efeito borrado do ikat aparece em estampas africanas, mexicanas e tribais. No mundo fashion, a grife Oscar de la Renta apostou na print em 2005; em 2007 foi a vez da Balenciaga e, em 2010, a Gucci apresentou uma série de vestidos supercoloridos. A Chanel acaba de investir na tendência em sua coleção Resort 2014. Na decoração, o ikat virou febre e invadiu almofadas, papéis de parede, tapetes e até móveis.

PAISLEY


O QUE É 
Print inspirada nos lenços coloridos de marcas famosas como Hermès, Chanel e Versace 

DE ONDE VEM? 
Surgiu no século 18 na região da Caxemira, na Índia – por isso se chamava “cashmere” –, e era usada em xales. Depois, quando os britânicos conseguiram reproduzir a estampa na Europa, passaram a chamá-la de Paisley, nome de uma cidade da Escócia. A print virou hit mesmo nos anos 1960 e 70, quando atrizes como Brigitte Bardot e representantes da cultura alternativa, como Janis Joplin e Jimi Hendrix, passaram a usá-la em camisas e outras peças, levando a estampa para além das bandanas e dos lenços.

É TENDÊNCIA! 
Com desenhos em estilo barroco, arabescos, flores e correntes sobre fundo claro ou escuro, o paisley faz uma releitura dos lenços de marcas famosas, como Chanel, Versace e Hermès. Nos anos 1990, Gianni Versace fez a estampa virar febre lançando uma coleção inteira com ela. De 2012 para cá, marcas como a Dolce & Gabbana voltaram a apostar na print, assim como Isabel Marant, Gucci, Givenchy e Roberto Cavalli.

Um comentário:

  1. Acho muito lindas essas estampas,estou louca por uma case com essas estampas pro meu futuro celular lindo *---* Em calças leggings fica muito legal =)
    bjssss *-*
    www.naocliche.com

    ResponderExcluir