19/04/2013

Conheça as melhores posições de yoga para aliviar o stress


Crédito: Shutterstock
A prática da Yoga é excelente para entrar em forma e acalmar a mente. No entanto, quando se trata de reduzir o stress, não são todas as posturas dessa modalidade que favorecem o alívio mais intenso dos sintomas (apesar de a maioria ser relaxante).
Segundo uma matéria do The Huffington Post, algumas posições são especificamente eficazes para promover o descanso e o relaxamento certo para aliviar as tensões.
"A prática de Yoga nos ajuda a desacelerar um pouco e entrar em sintonia com a respiração. Simplesmente com esse foco — que é a própria definição de meditação— permite-nos descomprimir. Os ásanas (posturas) livra as tensões de diferentes formas," afirma o Dr. Terri Kennedy, professor de yoga registrado e presidente do Power Living Enterprises, Inc.
Mesmo que você não seja uma praticante da modalidade, é possível adotar as suas posturas para incorporar em sua rotina. A maioria é fácil de fazer e podem reduzir o stress e o cansaço do dia a dia, deixando você mais calma e relaxada. Ao fazê-las, procure limpar a mente e se concentrar apenas na respiração. Confira abaixo algumas sugestões indicadas pelo especialista entrevistado pelo Huffington Post.
Posição da criança (balasana)
Crédito: Thinkstock
A posição da criança (deitada sobre as pernas com os braços para trás) acalma a mente, alivia o estresse e a ansiedade, enquanto delicadamente alonga as costas. A postura ainda faz bem para o sistema nervoso e linfático, além de ser um repouso restaurador.
Postura da meia ponte (Setu Bandha Sarvangasana)
Crédito: Thinkstock
Esta postura é feita deitada de barriga para cima com as pernas flexionadas suspendendo o quadril. Ela pode reduzir a ansiedade, fadiga, dores nas costas, dores de cabeça e insônia, além de ser terapêutica para reduzir a pressão arterial elevada.
Postura do alongamento intenso (Uttanasana)
Crédito: Thinkstock
Muitas vezes usada como uma transição entre as posturas, a uttanasana tem muitos benefícios quando praticada exclusivamente. A postura alonga os músculos das coxas e quadris, revertendo o fluxo de sangue do corpo. Isso ajuda a reduzir a fadiga e a depressão leve. Para aliviar o stress, é recomendado fazer a postura com os joelhos levemente dobrados.
Postura da águia (Garudasana)
Crédito: Thinkstock
Um pouco mais complicada de fazer, a postura da águia melhora a concentração e o equilíbrio, aliviando de forma ativa o stress, a tensão dos ombros, pernas e costas. Ela promove esses benefícios justamente pelo foco necessário e pela compressão dos membros que ela requer para se manter no movimento certo.
Postura do cadáver (Savasana)
Crédito: Thinkstock
Apesar de parecer a mais fácil delas, muita gente não consegue ficar alguns minutos nessa posição. A postura do cadáver (deitada de barriga para cima com os braços levemente afastados do corpo) deve ser realizada com total relaxamento. Tire todos os pensamentos da cabeça e se permita deixar o corpo nesse estado de repouso profundo, que diminui a pressão sanguínea, enquanto acalma o sistema nervoso.
Postura do triângulo estendido (Utthita Trikonasana)
Crédito: Thinkstock
Uma das posturas fundamentais de Yoga, a postura do triângulo estendido é um excelente esforço tranquilizador para o corpo inteiro. A posição também pode ajudar a melhorar a digestão, além de minimizar os sintomas de doenças como osteoporose, ansiedade e dor no nervo ciático.
Fonte: TodaEla (UOL)

2 comentários:

  1. To precisando mesmo fazer isso porque o stress está demais!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Queria fazer algum exercício, mas yoga ainda não sei se é minha praia. =/


    http://www.vitrineglamour.com/

    ResponderExcluir