12/03/2013

Pão light, integral ou com grãos?

Pão light, integral ou com grãos? Entenda as diferenças para escolher title=

Difícil imaginar um dia sem consumir pão, alimento indispensável na mesa do brasileiro, especialmente no café da manhã. Mas quando o assunto é a dieta, ele passa a ser considerado um vilão, pois é rico em carboidrato e pobre em fibras.

Uma alternativa são os pães integrais, por serem mais nutritivos. “O pão francês é composto apenas de farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes. Este tipo de carboidrato colabora para o aumento de gordura abdominal e causam tanta saciedade como os integrais. Já os integrais fazem bem pela ação das fibras e trazem saciedade e devem ser sempre priorizados. Para aqueles que gostam muito do francês, ele pode ser consumido no fim de semana, e sem miolo”, orienta a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Ela explica a diferença entre alguns tipos de pães:

Tradicional: contém apenas farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes.
Integral: de uma forma geral, tem uma porcentagem maior de farinha integral que branca. Porém, já existem algumas marcas que possuem 100% de farinha integral. Para saber se possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo na lista de ingredientes e ver o que vem primeiro. Se aparecer a de trigo comum primeiro que a integral, quer dizer que possui uma porcentagem maior de branca na sua composição, o que não é válido.
Light: se restringe a diminuição de 25% das calorias em relação à versão normal, podendo ser encontrado na forma tradicional ou integral.
Com grãos: possui em sua composição grãos, trazendo mais fibras e nutrientes. Porém, deve-se ter cuidado com as calorias, pois geralmente eles são mais calóricos.
De aveia: tem apenas a adição deste alimento no processo de fabricação, ou seja, ele não é elaborado apenas com a aveia.
O número de calorias varia muito entre as diferentes marcas. Mas a porção ideal, segundo a nutricionista, é uma fatia de no máximo 70 calorias no café da manhã. “A melhor combinação é uma fatia de pão integral com ovos caipiras mexidos ou geleia de frutas sem adição de açúcar para recheio e uma porção de frutas com farelo de aveia e chia (1 colher de sopa desse mix) ou suco natural. Outra opção é o iogurte sem adição de açúcar com frutas e farelo. Se o pão for integral, pode ser consumido até duas fatias ao dia”, recomenda.

6 comentários:

  1. Menina, que post ótimo
    Estou fazendo uma reeducação alimentar, e estou comendo pão integral com 12 ou 9 grãos, sempre compro esses dois tipos. Sera que estou consumindo certo??
    Beijos

    http://lindaebelaunhas.blogspot.com.br/

    Agora com um novo blog, venha me visitar ^^ http://lindabelaemagra.blogspot.com.br/

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    1. Olá!
      Eles são ótimos pois tem muitas fibras e nutrientes, mas é bom dar uma comprada nas calorias... Um beijo!

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  2. Adorei o post! Bem interessante.

    www.cindereladementira.com.br

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  3. eu prefiro com graos....beijosss

    www.cosasde-ladydiva.com

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  4. Olá,

    muito bom saber as diferenças entre eles.Nos integrais, às vezes a gente lê na embalagem q são integrais e qdo vai nos ingredientes vê q tem é farinha branca! Os integrais normalmente são mais pesados e menos fofinhos!

    Beijos,

    Luiza Mallmann

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  5. Gostei de saber a diferença, eu como pouco pão, mas ter esse conhecimento é muito útil, pois eu ainda não conhecia, valeu!
    Agradeço sua visita em meu blog novamente. Volte sempre que puder.
    Beijos

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