05/01/2012

Mitos e verdades sobre dieta!



Essa matéria foi retirada da revista Gloss (Edição 47). Logo de cara o conteúdo me chamou a atenção por ser bastante interessante e muito informativo.
O título dessa matéria é: “Vale a pena?” O que sem dúvidas é uma verdade, será que vale a pena usar de alguns métodos para perder peso? Afinal, como todos nós sabemos muito desses métodos só causam dor de cabeça e sofrimento à toa, né?
A matéria conta com 18 perguntas que foram respondidas e explicadas por dez especialistas no assunto. Mas, se eu colocasse as 18 perguntas aqui o post ficaria extremamente grande e cansativo, por isso eu resolvi colocar as dúvidas que são as mais frequentes entre as mulheres. Agora é só ler para saber o que é mito e o que realmente ajuda a emagrecer. Confira:

1- BEBER ÁGUA AJUDA A EMAGRECER?

Sim! Como a água melhora o funcionamento do intestino, do fígado e dos rins, contribui para que as toxinas do corpo sejam eliminadas. Quando isso não acontece, acumulamos gordura mais facilmente. Já a falta de água pode deixar o intestino preso e a barriga inchada. E quem não toma água acaba matando a sede com líquidos mais calóricos. O hábito tem ainda uma vantagem psicológica: beber água ocupa a boca e o estômago e distrai da vontade de comer por ansiedade.

2- EXCESSO DE SAL LEVA AO AUMENTO DE PESO?
Sim! O sal é composto de sódio, que não tem calorias, portanto não engorda. Mas ele facilita a retenção de líquidos. Ou seja, faz você inchar. Ao entrar nas células, as moléculas de sal atraem a água o que leva o volume de sangue a aumentar. Nos tecidos corporais ocorre o mesmo – onde tem sal e água retida. Mas para evitar isso não adianta cortar o sal da salada. O problema maior é o sal dos alimentos processados industrialmente. Por exemplo: 100 gramas de macarrão instantâneo têm 1.516 miligramas de sódio, contra 7 do macarrão integral.
3- EVITAR O JANTAR OU FAZER JEJUM AJUDA A PERDER PESO?
Não! Quem quer emagrecer deve evitar ao máximo pular refeições. Parece contraditório, mas quando comemos, damos permissão ao corpo para gastar energia. Privado de comida, ele reprograma seu metabolismo para funcionar devagar, gastar menos energia e acumular bastante gordura assim que a comida reaparecer.

4- COMER CARBOIDRATO DEPOIS DAS 18H ENGORDA?
Sim e não. O que faz engordar, no fim das contas, é o consumo em excesso, independentemente do momento em que é ingerido. À noite, o metabolismo do corpo é mesmo mais lento, mas isso não prova nada sobre a relação entre a hora em que se come e a quantidade de gordura que se estoca. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Quem mantém uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, quando janta seu carboidrato querido, só está repondo as calorias gastas ao longo do dia. O problema é comer à noite sem ter gasto energia suficiente antes.

5- COMER DE 3 EM 3 HORAS AJUDA A EMAGRECER?
Sim e não. Comer acelera o metabolismo (o corpo “malha” para fazer a digestão), por isso é interessante se alimentar em pequenas porções várias vezes ao dia. Para quem é compulsivo, o hábito também evita que a pessoa chegue à mesa com muita fome – e coma mais do que deve. Mas é preciso cuidado para que o efeito não seja o contrário do desejado. É mais difícil fazer seis refeições controladas do que três, certo? E lanchinhos, mesmo que saudáveis, podem ser bastante calóricos. O importante é fazer as três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar. Se sentir fome entre elas, coma uma fruta (ou duas)!

6- CUMPRINDO À RISCA A DIETA DURANTE A SEMANA DÁ PARA LIBERAR GERAL NO FIM DE SEMANA?
Não! Tendência para engordar, infelizmente, não tira férias. Se você quer mesmo emagrecer, pode dar no máximo uma rápida chutada no balde, em uma proporção de mais ou menos 9 para 1. Ou seja: nove refeições planejadas para uma feita sem preocupação com calorias. Mais isso não equivale a um fim inteiro de semana enfiando o pé na jaca.

7- COMER SÓ ALIMENTOS DIET E LIGHT EMAGRECE?
Não! Os alimentos diet não têm necessariamente menos calorias. Eles são voltados para quem possui restrição alimentar devido a algum problema de saúde. O chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas contém mais gordura. Já os alimentos light têm no mínimo 25% menos calorias do que os produtos tradicionais. Porém, se você consumi-los em grande quantidade, também vai engordar. Alguns pesquisadores acreditam que alimentos com adoçante acabem funcionando como sabotadores da dieta. É que, quando a nossa língua tem contato com algo doce, o cérebro entende: “Opa, está vindo uma enxurrada calórica!” Só que as calorias não chegam. Então o cérebro, na fissura por glicose, pede mais comida.

8- SALADA É A REFEIÇÃO IDEAL PARA QUEM ESTÁ DE REGIME?
Sim e não. Almoçar só folhas, ficar com fome meia hora depois e cair de boca no doce não leva ninguém ao caminho da magreza. Uma salada só é uma boa refeição se tiver fontes de carboidrato (beterraba, cenoura, inhame, batata-baroa) e de proteínas (castanhas, nozes, sementes de girassol, ovo cozido, queijo branco). Para temperar, estão permitidos um fio de azeite – gordura do bem! –, vinagre, limão, pimenta e ervas. Mas cuidado com os alimentos que boicotam a dieta: molhos gordurosos, batata palha, queijos amarelos e tomate seco bobam o prato de calorias. E linhaça deve ser ingerida com moderação (100 gramas têm quase 500 calorias!).

9- TROCAR O ARROZ BRANCO PELO INTEGRAL VALE A PENA?
Sim! Duas colheres de arroz integral têm 69 calorias. A mesma quantidade de arroz branco tem 62. Mesmo assim a troca é vantajosa porque quem come arroz integral demora mais a sentir fome novamente. Ele contém fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, retardam a absorção de açúcares e gorduras e ajudam a controlar o colesterol. E ainda evita o acúmulo de gordura na região abdominal! É que a glicose que vem de grãos refinados, processada mais rapidamente pelo corpo, tende a parar ali. Já a glicose que vem de carboidratos integrais, processada mais lentamente, vai sendo utilizada enquanto é liberada, por isso se acumula menos.

10- CORTAR OS DOCES É A MELHOR (É MAIS RÁPIDA) FORMA DE EMAGRECER?
Sim. Comer açúcar – veja que loucura! – aumenta a fome. Funciona assim: o corpo desmembra os alimentos que ingerimos em busca de glicose. Quando ela está presente em altos níveis no sangue, não sentimos fome. Se vai baixando, a vontade de comer reaparece. A questão é que a glicose dos doces chega praticamente pronta ao organismo e é 100% metabolizada em 15 minutos. Resultado: os doces saciam por poucos instantes – a glicose logo despenca, e a fome volta com tudo. Se não conseguir cortá-los , coma-os depois de alimentos integrais ou fibrosos, que são processados mais lentamente. Assim você evita o efeito rebote.

11- É MELHOR COMER LIMENTOS CRUS DO QUE COZIDOS?
Sim! Alimentos crus precisam ser mastigados mais vezes antes de ser ingeridos, o que é bom. Ao se satisfazer, o corpo demora 20 minutos para avisar ao cérebro que não é preciso mais comida. Mastigando mais, você ganha tempo para entender qual é a hora de parar.

12- CERVEJA DÁ BARRIGA?
Sim e não. No fundo, o problema é a quantidade. A cerveja é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas – uma latinha tem cerca de 130 calorias. Se você se contentasse com um copo só, não haveria problema. Mas não é o que acontece... Além disso, ela costuma vir junto com um tira-gosto gorduroso. Essa bomba calórica de álcool (que fornece glicose “pronta”, metabolizada rapidamente), sal e gordura faz o corpo engordar e inchar.

13- REFRIGERANTE DÁ CELULITE?
Sim e não. O refrigerante em si não causa os temíveis furinhos na pele, mas contribui para que você engorde. E engordar facilita o aparecimento de celulite, também relacionada ao sedentarismo e a fatores genéticos. Mesmo o refrigerante zero (sem açúcar) pode ser um problema. Há suspeitas de que ele engorde por conter gás carbônico (presente também no refrigerante normal, capaz de dilatar o tamanho do estômago) e sódio (que provoca retenção líquida).

Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje meninas. Essa matéria deixou claro que nem tudo o que ouvimos por aí é verdade, né? Por isso sempre devemos nos informar mais antes de usar qualquer método para emagrecer. E lembrem-se: saúde é o bem mais precioso que nós temos, por isso não abuse e nem coloque a sua em risco.
Uma ótima quinta-feira de verão para todos vocês!

35 comentários:

  1. Ótimas dicas!! Adorei seu cantinho...
    Uma linda quinta-feira...

    Beijos,
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!!!!
    bjos
    onossonude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei seu blog, muito lindo! E adorei o post também. To seguindo, beijos ;*

    http://www.tendenciaeglamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá florzinha adorei o seu blog , já estou seguindo. beijocas
    http://veuseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ótimas diicas!
    http://perfeitateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olha que gostei muito dessa matéria... algumas coisas eu já faço... mas se livrar da cerveja... oh, my Lord!
    Bjs.
    Esmaltes, Make-Up & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Meninas, adorei o cantinho de vocês e lógico que virei seguidora.
    O post tá perfeito, super explicado e com altas dicas, adorei!
    Deixo o convite pra conhecer meu blog e se gostarem me sigam: www.rosanaquality.com.br
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Adorei todas as dicas...


    http://vaidademedidacerta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber mais um pouco sobre esse assunto flor otimas dicas de saude.

    Http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos :)

    ResponderExcluir
  10. Excelentes as dicas!
    www.cantinhodavanderleia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. ótimas dicas sobre dieta beijosssssss fofa
    Raissa
    sublime-beleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas.
    Graças a Deus tenho facilidade em emagrecer!
    Te convido a conhecer e seguir meu blog!
    Já seguindo o teu.
    bjs
    http://vidrosdeesmaltes.blogspot.com/
    @vidrosdeesmalte

    ResponderExcluir
  13. Adoooooreeeei *--*

    e amei seu cantinho também flor, tudo muito lindo **--**

    já to seguindoo
    http://www.batomcomblush.blogspot.com/

    @batomcomblush

    Aninha M.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo seu comentário!:)

    ADOREI seu blog, posts interessantes, ótima abordagem!

    Um lindo dia para você! BJS!;)
    http://deiafsalim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelos elogios em meu blog!
    Também adorei aqui, o blog está de parabéns! *-*
    bjs
    charmofpink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Uau! Muito bom! Descobri que muitas das coisas que pensei serem certas, na verdade, eram ledo engano.. :/ Valeu por contribuir para com a minha saúde (:

    http://isaacarolinee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi flor,adorei suas dicas!!
    Esclareci algumas dúvidas,rs
    Já estou seguindo aqui! Me faz uma visita e se gostar segue também!!

    http://dorinete.blogspot.com/

    Bjoo

    ResponderExcluir
  18. Oi linda tudo bem!!
    Adorei seu cantinho, ja estou seguindo..
    Gostaria muito se seguisse o meu tbem:

    dalilamakeup.blogspot.com

    Aproveita e se increve no meu canal youtube que eu retribuo tbem

    http://www.youtube.com/user/dalilamakeup1

    Bjim

    ResponderExcluir
  19. Amiga, que é isso? :o AMEI saber essas coisas! Tipo, eu sou gordinha e faço cada coida louca viu! Eu faço e não faço regime. De vez em quando eu fico sem querer comer nada, depois saio comendo fast food é uma coisa de louco! kkkk
    Beijos :*

    Link do meu blog: http://nosolhosdequemviu.blogspot.com/
    Twitter: @cassiatamires
    Fã Page: http://migre.me/7i8au

    ResponderExcluir
  20. nossa, que matéria em, emagrecer é bom e essa ajuda em , apokspaoks. Retribuindo visita floor ameei seu bloog, liindo aqq, seja bem vindo ao GF *----*, beeeijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post,só um gordinho sabe como é difícil emagrecer.Obrigada por visitar o meu cantinho,gostei muito daqui e estou seguindo para acompanhar as novidades.Bjs
    http://unhaterapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela visita flor!*-* volte sempre viu? bjks :]

    ResponderExcluir
  23. Excelentes dicas...
    Amei
    Bjs grandes
    Luísa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu nunca pensei em fazer dieta e nunca me senti acima do peso. Nunca tive problemas com isso. O que eu me preocupo é em me alimentar bem e não comer besteiras.
    O post é ótimo para tirar dúvidas, principalmente porque tem muita gente que pensa que não comer nada vai adiantar em alguma coisa quando na verdade é a alimentação que conta.

    Beijo e parabéns pelo blog!! :D
    Beijo!
    kawaiitotemo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Gostei da matéria viu? É importante que todos tenham conhecimento dessas informações xD

    http://belezapuraonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Muita coisa que faço errado!
    Super dicas! Adorei!
    Estava mesmo precisando! (:

    Beijos da ♥ Amy | BLOG |

    ResponderExcluir
  27. Ótimas dicas!!!
    Beijo!
    http://tengavolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. AIAIAIAIAIII, tudo que eu gosto não faz bem hihihi amo refri, sal, doces ;P dai fica dificil ficar magra ne ;P OSAISOAISAOISA

    To seguindo queridas :D amei o post, falando em Post tem post novo la no Iventados e Recriados (:

    beijoooooos

    inventadoserecriados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas, e amei o blog. estou seguindo já e vou sempre voltar. Parabéns para vocês.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oiiii! Obrigada pela visita em meu blog, estou seguindo você. Venha também .........
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas!!!!
    Obrigada!!!

    Beijinhos....

    gigievariados.blogspot.com

    ResponderExcluir