22/01/2012

Descubra 7 erros que podem te eliminar de uma entrevista de emprego!

A honestidade é a melhor arma que nós podemos usar durante a procura por um emprego.
A entrevista de emprego é a etapa final para a contratação de um candidato a uma vaga de emprego. Ao participar desta etapa do processo de seleção, procure se preparar corretamente e evite descuidos que possam atrapalhar o seu desempenho durante esse processo.
Pode parecer que não, mas pequenos deslizes com a imagem pessoal podem atrapalhar o andamento da entrevista e desclassificar de cara o candidato. Outro cuidado muito importante e que deve ser tomado é com as mentiras no currículo. Inventar que você tem o domínio do inglês, por exemplo, pode te colocar em uma situação delicada, principalmente em uma entrevista de emprego, onde você pode ser testado na prática a qualquer momento.
O post de hoje se trata sobre esse assunto e conta com uma matéria dizendo os erros que devem ser totalmente evitados durante o processo de seleção para uma vaga de emprego. Confira:

Descuidar da sua imagem
O currículo não é a única porta de entrada para uma vaga de emprego. Há diversos outros fatores que podem aumentar ou diminuir sua possibilidade de contratação. Um desses fatores é a imagem profissional.
Grande parte dos recrutadores acredita que a roupa social é indispensável em uma entrevista de emprego e 95% deles acredita que um candidato que não chega bem vestido no primeiro dia na empresa tem grandes chances de se dar mal durante a entrevista.
De acordo com a especialista em imagem Maritza Franco Zuñiga, é preciso se esforçar durante o primeiro encontro, pois é nele que os recrutadores avaliam seu perfil e sua aparência.

Enrolar no currículo
O currículo é um retrato de toda sua vida profissional e deve ser escrito com atenção, porém sem exageros nas palavras.
O ideal é dar ênfase no trabalho atual e nos resultados que vem obtendo ao longo de sua carreira.

Interromper o entrevistador
Não tente interromper o recrutador com a intenção de agregar informações sobre você ou comentar sobre o que ele estiver falando. Respeite a regra básica: espere ele terminar de falar para depois expor suas ideias.
Se você perceber que o recrutador ficou interessado em sua conversa, pergunte se ele deseja ouvir a história completa ou se você pode completar com algumas informações.

Ser psicopata
Se um recrutador pede para que você deixe seu número de telefone para que ele possa retornar com o resultado da entrevista, faça o que ele pediu e não tente insistir para conseguir saber o resultado do seu teste rapidamente.
Em muitas empresas, principalmente nas de grande porte, estes processos de seleção costumam durar vários meses e o resultado não sai tão rápido assim. Seja paciente.

Reclamar do salário
Durante a entrevista de emprego, muitos recrutadores costumam perguntar quanto você pretende ganhar se for aceito no cargo. Nestas horas procure pedir uma quantidade razoável com o mercado de trabalho na região, porém sem exagerar. É muito comum encontrar pessoas nestas entrevistas que se dispõem a fazer o mesmo trabalho por uma quantidade menor de dinheiro, porém você deve saber negociar para evitar cair em armadilhas.

Ficar ressentido
Mesmo que você tenha problemas com o seu antigo emprego, evite falar mal dele e de seu ex-chefe durante a entrevista de emprego.
É comum que os comentários negativos produzam desconfiança e passem a imagem de que você é uma pessoa que gosta de criar conflitos no ambiente de trabalho. Além disso, falar mal dos outros pode ser considerado falta de ética.

Mentir
A honestidade é uma de suas melhores armas durante a procura por um emprego. Uma das mentiras mais comuns nos currículos, por exemplo, é afirmar que você tem o domínio do inglês sem ao menos saber as expressões básicas.
Evite também aumentar o tempo de experiência nas empresas anteriores ou exagerar nos antigos salários. Lembre-se de que uma simples ligação pode acabar com a sua mentira.

Ao ler a matéria essas dicas podem parecer meio clichê, né? Afinal, são coisas que todos devemos e temos que saber. Mas, na hora de uma entrevista muitas vezes o nervosismo fala mais alto, fazendo com que pequenos deslizes não sejam notados por nós. Por isso essas dicas se tornam de extrema importância devendo serem sempre ressaltadas. Espero que vocês gostem do post galera. Um ótimo domingo para todos vocês!


15 comentários:

  1. ótimas dicas, foram todas bem vindas e assimiladas, haha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Entrevista de emprego dá sempre um frio da barriga, nervosismo total. Valeu as dicas, ajuda muito, principalmente porque noto que até hoje as pessoas não se preparam para esse momento de avaliação. Sucesos meninas!

    Beijos,
    @MuraldeBeleza
    http://muraldebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, vou aproveitar todas já que daqui a algum tempo estarei ingressando nesse mercado de trabalho né, haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!

    http://www.byjessicarodrigues.com

    beijos

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas! Adorei saber!
    Beeeijooos,

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas, são super importantes =)
    bju

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este post. Eu adorei. Acho ótimo a dica pras meninas que estão a procura de emprego...

    Beijos florzinhas uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    Gosta de acessórios? Então passa lá no meu blog e veja um tutorial super fácil de uma pulseira fashion :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Estou sempre procurando dicas para entrevistas de emprego, temos que estar muito bem preparadas!
    Mas eu já vi cada coisa! haha
    Prefiro não comentar =]
    Adorei o blog de vcs lindas!

    www.deardiaryon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi linda, tudo bem?
    Esse ano completo 16 anos e já estou começando a pensar no mercado de trabalho. Vou fazer faculdade se Deus quiser, mas não sou rica para entrar e poder pagar todo mês sem ter um emprego.
    Dicas como essa ajudam iniciantes no assunto como eu, acho que o que mais importa é a aparência e a educação, a arte de ouvir calado e só depois expressar nossa opinião. Realmente, muitas pessoas se dão mal em entrevistas de emprego por falar demais, falar mal do antigo patrão, ou até ficar contando caso que não tem nada a ver com a situação.
    Gostei do post.
    Abraços.
    TDiaryofteens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoreii as dicas!
    são super válidas!
    Seguindo aqui! Se puder siga de volta!
    Bjinhos
    www.garotadebotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Então, eu ainda sou nova pra trabalhar, mas é bom ja ir aprendendo os erros pra futuramente não comete-lo kk obrigado pela visita la no blog *-*

    http://quase-bonecas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. adorei o blog, ótimas dicas!
    segue? http://cutilart.blogspot.com/ sigo de volta!

    ResponderExcluir
  14. Clichê ou não0, o fato é que todas essas dicas são altamente pertinente à realidade de quem passa por uma entrevista para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas, daqui uns dez anos eu vou passar por uma entrevista e com certeza vou usar as dicas hehe.

    Gostei muito do teu blog, parabéns!
    http://muore.blogspot.com/

    ResponderExcluir