24/10/2011

Entenda a importância da vitamina D para o nosso organismo!

A vitamina D pode ser considerada um nutriente quase mágico para a sua saúde!

A vitamina D é essencial para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantêm o cérebro funcionando perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos (inclusive o coração). Importante na prevenção da osteoporose, a vitamina D também pode estar relacionada à expectativa de vida. Estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine
, com mais de 13 mil pessoas, mostrou que níveis de vitamina D abaixo do ideal aumentam o risco de morte por diferentes causas em até 26%.
A nutricionista
Myriam Garson explica que “além de enfraquecer os ossos, a carência de vitamina D pode provocar alterações cerebrais. Pesquisas recentes apontam que a deficiência de vitamina D também está relacionada a altos níveis de marcadores inflamatórios, aumento da pressão arterial, mais fraturas, obesidade e diabetes. Em crianças, ainda há risco de raquitismo”.
Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre a alimentação do brasileiro, apontando que os níveis de vitamina D estão abaixo do recomendando para 99,2% das mulheres entre 19 e 59 anos e 99,6% dos homens da mesma idade.

Luz solar é a principal fonte

O sol tem importância vital para a absorção de vitamina D, mas não é preciso exagerar. De acordo com a nutricionista Marina Capella, da Dicorp
, “os dermatologistas recomendam 10 minutos diários de sol, antes das 10h, mas não é preciso ir à praia todos os dias. Simples atividades, como a prática de exercícios ao ar livre ou a caminhada até o ponto de ônibus já são suficientes”.
Também é possível encontrar fontes ricas em vitamina D na alimentação. Segundo Myriam Garson, “a maior concentração está nos peixes de água salgada, como salmão, arenque e sardinha. Ovos, carne, leite e manteiga contêm pequenas quantidades”. Ela explica que adultos devem ingerir 5 mcg (200 UI) por dia. “Grávidas e mulheres que estão amamentando devem aumentar o consumo diário para 10 mcg (400 UI)”, recomenda a nutricionista.

Excesso pode ser tóxico para o organismo

Antes de recorrer a suplementos de vitamina D, é preciso entender que o exagero pode ter efeito contrário. “A vitamina D em excesso aumenta a concentração de cálcio no sangue, que favorece a formação de cálculos renais e o depósito nas artérias, provocando a chamada arteriosclerose. Os sintomas da intoxicação por vitamina D incluem náuseas, sede, fraqueza, nervosismo, aumento da pressão arterial e da vontade de urinar”, orienta Myriam Garson.
Para evitar o desequilíbrio, Myriam recomenda a medição dos níveis de vitamina D. “Através do exame de sangue é possível saber se os níveis estão abaixo do ideal ou se há necessidade de suplementação, que deve ser orientada por um médico. Taxas que variam de
30 a 74 ng/mL são consideradas normais”, finaliza a nutricionista.

Com a correria do dia-a-dia muitas pessoas acabam se alimentando de forma incorreta, o que poder trazer como conseqüência diversos problemas de saúde. Por isso que hoje eu resolvi postar essa matéria aqui no blog, para poder alertar e principalmente informar para todos vocês que ter uma alimentação saudável é extremamente importante.
Conhecimento nunca é demais, né? Principalmente quando ele está relacionado à nossa saúde.
Espero que vocês gostem do post e que tenham um bom início de semana!

24 comentários:

  1. Ola, saúde é tudo na vida de uma pessoa né, pois sem ela não podemos fazer nada mais.
    Bjuus garitas, ótima semana!

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  2. Nossa, gostei muito do post.
    Adoro aprender mais sobre alimentacao e saude!

    Gostei do blog tambem estou seguindo agora!

    http://perolaemmim.blogspot.com

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  3. Olá meninas! Obrigada pelo comentário adorável. Vocês estão me seguindo? Gostei do post, afinal, informação nunca é demais, né?
    Beijos!

    http://www.provocacoesdabeta.blogspot.com/

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Oiiiii lindonaaa! obrigada por passar no Fuxico de Meninas e deixar seu recadinho! adorei o seu blog! muito importante seu post!!! amei mesmo!

    excelente semana pra vcs tbem!

    bejão
    Natascha
    www.fuxicodemeninas.com.br

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  6. adorei a visita e seu blog flor
    ja estou te seguindo flor..
    e seu post aqui embaixo do biquine e muito util, ja vi o meu *.*
    beijinhos
    http://cembatons.blogspot.com/

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  7. Nossa já tinha ouvindo falar sobre, mais não com essa riqueza de detalhes adorei viu..

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

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  8. Olá, ótimas dicas!
    Já estou seguindo vcs, que tal me seguirem?!

    Beijinhooos!

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  9. Não sabia ...vou tentar pegar uns 10min de sol..num mata ninguem neh.
    Adorei as dicas!
    bjus
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

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  10. Ótima dica.
    Beeijos;
    http://cristiny88.blogspot.com/

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  11. flor obrigada pela visita super amei aqui parabéns estou seguindo estarei sempre ligada beijos


    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

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  12. -Eu achei o post muito bom!!Realmente está faltando blogueiras assim,com informações!!Já seguindo aqui flor!!SEI QUE VOCÊ É Rainha, e seu lugar tá guardado por lá!!Se der dá um pulinho lá no meu cantinho e segue também??Vou gostar muito de ter você por lá!!
    vidadequeen.blogspot.com
    beijos e te espero por lá!!

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  13. Gatissima!!!
    Amei as dicas, já conhecia um pouquinho sobre a vitamina,nunca me esqueço de tomar!!!
    Me salva de vários resfriados!!!
    Amei a visita de vocês no meu blog, obrigada.

    bjokas
    www.aurinhamartins.blogspot.com

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  14. Adorei o post muito bom.
    Bjs Patrícia
    patriciajorge.blogspot.com

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  15. Que bacana, post super importante! Preciso tomar mais sol...

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

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  16. Foi ótimo saber um pouco mais sobre a importância da vitamina D para nosso corpo. Ótimo post!
    Obrigada pela visita em meu blog, volte sempre!
    Estou seguindo aqui *-*

    Ana Luísa | Blog Sonhos Entrelaçados

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  17. Que clima de verão que está por aqui ein ?

    anotei todas as dicas, quer dizer copiei e colei no meu word, é só eu seguir né? vamos ver!

    beijos bonitas:*

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  18. Boas dicas!!

    http://thingsdear.blogspot.com/
    passa lá no blog
    bjs

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  19. Achei mega importante essa matéria e não posso deixar de falar do post sobre o biquíni ideal! love it!!!


    bjoooo

    http://castro-pri.blogspot.com/

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  20. Adorei seu post,
    é muito bom aprender sobre alimentação.
    Beiiijos.


    www.fashionnight.blogspot.com
    @jehh_pires

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  21. Ola ,

    Primeira vez que estou aqui e simplesmente amei ! Ja estou te seguindo e Vou voltar sempre por aqui ...

    Se se interessar , entre no meu blog tbm ! Em breve havera um sorteio muito legal para as seguidoras ! beijos

    www.thebestyptt.blogspot.com

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  22. Adoro estes posts de grande importancia pra saude.
    Obrigada pela visitinha.

    Bjos

    http://aprendendoaserfina.blogspot.com

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