12/07/2011

O drama da primeira tatuagem

 “Cada um tem que descobrir sozinho o momento ideal", opina o tatuador Fábio Satori.

Alguma vez você já pensou em tatuar uma homenagem para uma pessoa especial com alguma frase ou com o nome dela dentro de um coração? Alguma vez você já pensou em tatuar um trecho da sua música predileta, ou até mesmo teve vontade de tatuar o seu personagem de desenho favorito? Muita calma, você não é o único.
Com o desejo da primeira tatuagem vem à dúvida, o medo, a indecisão. Como se decidir? Como não se arrepender?
Tatuagem é uma coisa séria, por isso antes de fazer qualquer tipo de tatuagem devemos pensar nas conseqüências, afinal você vai se deparar com aquele desenho/frase/símbolo todos os dias além de que é uma coisa que fica marcada para sempre em nossa pele.
Os ídolos teens estão crescendo e aderiram de vez às tatuagens, um exemplo seria Justin Bieber que fez três tatuagens: uma estrela no cotovelo, um "Jesus" em hebraico na barriga, e um ás de copas no pulso. Também temos Miley Cyrus com sete tatuagens, à última feita em sua passagem pelo Brasil em maio de 2011, a cantora tatuou uma âncora com o próprio Fábio Satori.


Miley e Fábio Satori.
Em alguns estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas é proibido que menores de 18 anos façam tatuagens ou piercings, independentemente de possuírem ou não autorização dos pais. Para Fábio Satori a lei não é a questão principal, "Cada um tem que descobrir sozinho o momento ideal, mas quando você é muito novo, ainda não sabe direito o que quer da vida", explica Satori tatuador com mais de dez anos de experiência.
Com 14 anos, Débora Baltarejo tatuou a figura de uma Hello Kitty na parte de trás da cintura, escondida dos pais. "Minha amiga ia fazer uma e me deu de presente", conta ela, hoje com 21. A artimanha, no entanto, foi logo desmascarada. "Depois de umas duas semanas, meus pais descobriram e me colocaram de castigo por três meses", mas Débora garante que não foi a privação de sair de casa que gerou arrependimento. "Eu era muito nova, só queria ter a tatuagem por ter. Ela não tinha nenhum significado”. Depois de atingir a maioridade, no entanto, Débora se viu madura o suficiente para voltar a ter desenhos impressos em seu corpo: nos últimos três anos, ela fez cinco tatuagens. "O gosto não muda, existe desde sempre, mas esperei ficar mais velha para poder escolher melhor o que fazer". Uma delas foi a figura de uma fênix colorida nas costas, justamente para cobrir a Hello Kitty. Por isso, Débora aconselha: "pense muito bem antes de fazer, é algo que fica para a vida inteira, talvez seja melhor pôr um brinco primeiro. Enjoou é só tirar".  


Débora Baltarejo, 21 anos.
Para quem já tem em mente o que quer fazer, Satori passa algumas informações básicas para que a sua tatuagem fique sempre com uma aparência nova e bonita. 

 - Os lugares que mais doem são os pertos de ossos, como na costela e nos pés. “A parte da frente do pescoço também costuma doer um pouco”, explica o tatuador.
- Uma tatuagem feita muito cedo pode parecer menor, caso a pessoa cresça muito. “A tatuagem fica pequena em relação ao corpo, menor do que quando foi feita”, diz.
- Nada de sol, piscina ou banhos de mar nos primeiros dez dias. "Em 30 dias já está tudo cicatrizado, e em três meses a pele está completamente recuperada", garante Satori.
- Tatuagem é um cuidado para a vida inteira. Tem que sempre cuidar, usar um hidratante e fazer uso de protetor solar. A falta de cuidado pode danificar o desenho. "O sol desgasta a tatuagem, ela acaba ficando com aparência de velha antes do tempo. Uma tatuagem que ficaria bonita por 20 anos, se desgasta em três, quatro anos", explica o profissional.

Texto por: Thais Anes.
Créditos: IG.


                                                               

9 comentários:

  1. Oii flor! Obrigada pela visitinha!! Adoreiiiiiiii o post!!! Amooo tatuagens!! Tenho uma grande nas costas e ainda falta terminar!rsrsrsr! O pior de tudo é o vício..vc faz uma e logo logo quer fazer outra! Adorei aqui e tb estou seguindo!!

    beeijooosss

    http://quantafrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigado pela visita ao blog Juventude Informada!Parabens pelo blog!Estou seguindo vcs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Meninas!!! Ou melhor... Thaíses... hehehe
    Adorei!
    Fiquei muito feliz com a visita de vcs e não poderia deixar de vir conferir o blog!!
    Parabéns, é ótimo!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oiee,bacana essa matéria.
    Não tenho coragem de fazer uma,imagino a pessoa ter q fikr olhando p mesma tattoo não sei qnts anos,aff uma hr enjoa,sei lá.
    Henna é melhor...kkk

    Espero por tua visita no meu blog.
    Se gostar de literatura visite meu tumblr tb.
    http://vanimonique.tumblr.com

    Twitter:@vanimonique

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Gostei!!!
    Tenho uma tattoo no pé e a amo =)

    Vim agradecer a visita em meu blog,
    aproveitando pra 'xeretar' o seu =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi lindeza adorei seu blog!
    muito lindooo!
    Mas ainda não tenho a coragem de fazer uma tatto, mas adoraria!
    adorei a sua visitinha no http://www.arquitetandomoda.com/ volte sempre que será um prazer recebe-la! Já estou te seguindo! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adoro tatuagens mais discretas, estou pensando em fazer uma fim do ano, rs

    Amei seu blog e já estou seguindo. Segue o meu também ^^

    www.doblushaosalto.blogspot.com


    bjkss

    ResponderExcluir
  8. Fiz minha primeira, e única, tatuagem há pouco mais de um ano. Estava com 24 e desde os 18 penso em fazê-la, porém, nunca tive verdadeiramente coragem.

    Minha preocupação era mesmo o fato de enjoar dela, afinal, nem bem aguento ME VER todos os dias, imagina um desenho. Então, o primeiro passo que tomei foi escolher um lugar que eu não veria o tempo todo.

    O desenho seria algo com significado eterno para mim. Eu mesmo montei e o tatuador aprimorou a minha figura. Eu sempre soube exatamente o que queria e teria que ser algo da miinha mente.

    Hoje, um ano depois, meu único momento de arrependimento foi quando um parente próximo precisou de sangue e eu não pude doar. Doo sangue de 3 em 3 meses e me esqueci que ao fazer tatuagem, fica-se um ano sem poder doar novamente.

    Todavia, passado esse período sigo gostando do meu desenho. E já estou bolando a próxima tatuagem, que será na perna direita.

    Em tempo, minha atual figura está na parte interna do braço esquerdo. Vejo poucas vezes...

    ResponderExcluir
  9. aaaah, eu sou fascinada por tatuagens. Vou esperar até completar os 18 para fazer a minha ;)

    ResponderExcluir